A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) acaba de receber o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira 2025, concedido pela Revista Minérios e Minerales, na categoria ESG, pelo case “Estratégia de Operação Concomitante”. Desenvolvida na Unidade de Miraí, Zona da Mata mineira, a metodologia pioneira integra as etapas de extração da bauxita, reconformação e reabilitação ambiental em ciclo contínuo, eliminando lacunas temporais entre as etapas e acelerando a reintegração paisagística das áreas reabilitadas.
A inovação é mais um resultado da parceria da CBA com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) no desenvolvimento de tecnologias ambientais. Neste projeto, a Companhia conta com as linhas de pesquisa de Reabilitação Ambiental, com o professor Ivo Ribeiro da Silva, e Conservação Hídrica, com o professor Herly Carlos Teixeira. Entre os benefícios observados, destacam-se a redução de tempo entre a lavra de bauxita e o plantio no processo de reabilitação ambiental em até 20%; a reconformação topográfica com eliminação de taludes, conectando as áreas reabilitadas com os terrenos naturais em mesmo nível topográfico; e a segregação dos horizontes de solos, por meio do decapeamento seletivo, técnica inédita no processo de abertura de mina.
"Este é mais um reconhecimento valioso que comprova ser possível aliar mineração com a produção agropecuária de forma sustentável, potencializando a vocação do meio rural. A Operação Concomitante representa a união de soluções inovadoras, integrando as equipes de lavra, reconformação e recuperação, promovendo o aprimoramento na reintegração paisagística e redução no tempo da ocupação territorial. Com essa inédita estratégia operacional, aperfeiçoamos ainda mais o processo de reabilitação ambiental, devolvendo ao produtor rural as áreas em condições ambientais e de produtividade iguais ou ainda melhores que as de antes da mineração, reafirmando o compromisso da CBA com a sustentabilidade", celebra Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira.
Sobre a pArceria CBA-UFV
Há quase duas décadas, a parceria
entre a CBA e UFV tem produzido métodos inovadores de recuperação de áreas
mineradas e formação de profissionais especializados em Mineração Sustentável,
além de bases científicas para políticas ambientais no setor. Desde 2008, são
desenvolvidas três linhas de Pesquisa & Desenvolvimento Tecnológico:
Reabilitação Ambiental (Solos), Restauração Florestal (Florestas) e Conservação
Hídrica (Hidrologia Florestal). A Companhia trabalha de forma ininterrupta com
os cientistas da UFV no desenvolvimento tecnológico contínuo de seus processos
ambientais, com o objetivo principal de estar à frente nos trabalhos de
reconstituição das áreas mineradas e de restauração da Mata Atlântica, olhando
sempre para a melhoria da produtividade no campo, da qualidade ambiental e a
conservação hídrica.