BLOCO DE MODA
Wagner PennaINTEGRA MODA 2025
O Integra Moda Negócios 2025, promovido pelo Sebrae Minas em agosto (em BH) , movimentou R$ 2,5 milhões em prospecção de vendas e garantiu a saída de mais de 60 mil peças entre as 49 marcas mineiras que participaram, recebendo 115 compradores de diferentes regiões do país.
O crescimento foi de 25% em relação à edição passada, e muitas negociações continuam acontecendo, com expectativa de novos contratos. Entre os polos representados estavam Divinópolis, Juruaia, Vargem Grande, Taiobeiras, Muriaé, Monte Belo e Monte Sião.
A marca Black Skin Private Label (de Sao João Nepomuceno) chamou atenção pelas novas conexões. Comandada por Adriana Rodrigues, ela encontrou no evento uma vitrine para apresentar sua produção a clientes de fora de Minas, reforçando a qualidade e o estilo da moda feita no estado.
Outras marcas também tiveram bons resultados. A Jussily, de Juruaia, fechou negócios com lojistas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Já a LN Modas garantiu vendas para compradores do Sul, Goiânia e Mato Grosso.
Além dos negócios, o encontro contou com palestras, workshops e consultorias voltadas para vendas, inovação e gestão.
Com isso, o Sebrae/MG reforça Minas como 'Estado da Moda'
VAIVÉM
* * O estilista italiano Giorgio Armani morreu aos 91 anos, deixando um legado fashion incomparável. Ele ganhou projeção mundial na década de 1980, quando suas roupas foram usadas pelo ator Richard Gere no filme 'Gigolô Americano'. Como empresário, fez gestão independente e diferenciada no mercado de luxo - o que lhe rendeu um fortuna pessoal de (aproximadamente) 10 bilhôes de euros. Mas, quando completou 90 anos, disse que trocaria grande parte dessa grana por.mais tempo em casa - de preferencia com um um pet ou um amante à sua espera. Bom humor latino.
* * A Farm inaugurou, no Rio, duas lojas da Farm Etc. - a primeira no BarraShopping e a segunda (uma flagship ou loja-conceito) , na rua Garcia D’Ávila, em Ipanema. A proposta vai além da moda, oferecendo pranchas, bicicletas elétricas, itens para pets, acessórios e objetos de praia. Os espaços têm arquitetura assinada pelo Estúdio Campana, com piso de pedras portuguesas, cobogós e jardim interno. O design reflete a identidade tropical da marca. Até o fim do ano, a rede prevê abrir 12 unidades no país.
* PONTO FINAL: Em véspera de COP30, vale enfatizar a relação moda & meio-ambiente - a começar pela crescente pressão dos consumidores, que está impulsionando o mercado da recuperação de fibras. Nos Países Baixos (Holanda) , por exemplo, 25% das fibras têxteis utilizadas em novos produtos (agora) devem vir de fontes recicladas. No mundo,
60% dos materiais de vestuário são à base de plástico (poliéster, acrílico e nylon) e apenas 9% são reciclados
LEGENDA
O salão Integra Moda foi movimentado
Foto: Amanda Kelly / divulgação