Militares do 47º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Militar do Meio ambiente e Corpo de Bombeiros Militar, em uma ação conjunta de grande importância, realizaram na manhã desta quinta feira, 31/07/2025, a Operação Rede do Mal. Esta operação, que foi um sucesso, teve como principal objetivo o combate a crimes ambientais em nosso município.
Como resultado desta ação, no rio Muriaé, estrada que liga Muriaé ao Distrito do Ivaí, os militares conseguiram apreender uma embarcação e uma quantidade significativa de peixes, que haviam sido capturados de forma criminosa em local proibido. Foram apreendidas 12 redes de emalhar, totalizando 276 metros quadrados de malha, além de 18,3 quilos de pescado de espécies nativas como cascudo, acará e bocarra. Também foi apreendido um barco de madeira com um motor de rabeta Buffalo 7.0 4t.
O autor evadiu do local no momento da intervenção, mas foi
identificado e responderá pelo crime de pesca ilegal, conforme previsão na Lei
nº 9.605/98. Além disso, foi lavrado um auto de infração ambiental no valor
aproximado de 40 mil reais por realizar pesca ilegal em local proibido com a
utilização de redes.
É fundamental que a população saiba que operações como a de hoje continuarão a ser realizadas com o objetivo de combater crimes ambientais em nosso município e que a população de bem deve continuar denunciando e auxiliando a polícia nessa fiscalização. A Polícia Militar agradece imensamente o apoio e a parceria do Corpo de Bombeiros e o trabalho conjunto de todas as equipes envolvidas, que demonstra o nosso compromisso em proteger o meio ambiente e os recursos naturais de nossa região.