Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não atualizaram seus dados devem ficar atentos. Sem o recadastramento, podem perder o auxílio do Governo Federal, além de outros apoios financeiros vinculados ao benefício, como o Tarifa Social de Energia Elétrica. O BPC é destinado a pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência que as impeça de trabalhar, e a renda per capita da família não pode ultrapassar um quarto do salário-mínimo.
Desde 2021, os beneficiários do BPC são automaticamente
incluídos na Tarifa Social de Energia Elétrica. Isso significa que não precisam
ser os titulares da conta de energia para receber o benefício. As informações
dos beneficiários são cruzadas com seus endereços. No entanto, quem não recebe
o BPC precisa ser o titular da conta de energia para ter direito à tarifa
social. Para garantir que todos os clientes elegíveis possam usufruir do
desconto, é essencial que os dados do Cadastro Único estejam atualizados e
correspondam ao titular da conta de energia. Isso evita problemas na concessão
automática do desconto e assegura que mais famílias sejam beneficiadas.
“Para que o consumidor receba o benefício, é fundamental que os
dados do Cadastro Único estejam atualizados e correspondam ao titular da conta
de energia. Em caso de dúvidas ou necessidade de atualização, recomendamos que
os clientes procurem o CRAS mais próximo”, orienta Ana Maria Jorge,
coordenadora de Atendimento da Energisa Minas Rio.
Para atualizar o cadastro, é necessário ir pessoalmente ao Centro
de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. Caso o beneficiário
tenha dificuldade de locomoção, o responsável pode realizar o procedimento. No
momento do recadastramento, é preciso apresentar o CPF ou título de eleitor do
beneficiário, além de um comprovante de endereço, como a conta de luz. Confira
o percentual de desconto do programa:
Atualize seus dados sem sair de casa!
Quer garantir seu desconto e acessar outros benefícios? A atualização cadastral é simples, rápida e pode ser feita online. Basta ter seus documentos pessoais em mãos e escolher um dos canais de atendimento:
Energisa On: Aplicativo para celular
Gisa: https://gisa.energisa.com.br/
Call Center: 0800 032 0196