Minas deixa de exigir baliza como etapa isolada e eliminatória na prova para tirar CNH
NOVIDADE
Quem tenta tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já encontra mudanças no exame prático de direção em Minas. A baliza, que era feita de forma separada e entre cones, deixou de ser uma etapa isolada e eliminatória. Agora, o candidato precisa mostrar que domina a manobra ao longo do percurso geral da avaliação feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG). A informação foi dada nesta sexta-feira (13) pelo Governo do Estado.
No modelo anterior, o candidato precisava ser aprovado tanto na baliza quanto na prova de rua. Agora, o exame passa a ser realizado em uma etapa única. A reformulação já estava prevista, mas alguns pontos ainda precisam ser esclarecidos e seguem diretrizes do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, elaborado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Ao longo do trajeto, além da baliza, serão avaliadas situações cotidianas, como respeito à sinalização, travessia de pedestres, cruzamentos e tomada de decisões seguras ao volante. Segundo o Governo de Minas, a "análise agora considera o conjunto da condução, e não falhas pontuais".
Para a implementação do novo modelo, o Detran-MG realizou estudos técnicos e produziu cartilhas com orientações para as Comissões de Exame que atendem candidatos no Estado.
Comentários (0)