cover
Tocando Agora:

Fundação Cristiano Varella faz um chamado à solidariedade e convida as pessoas a se tornarem doadoras de sangue

DOAÇÃO DE SANGUE

Fundação Cristiano Varella faz um chamado à solidariedade e convida as pessoas a se tornarem doadoras de sangue
Fundação Cristiano Varella faz um chamado à solidariedade e convida as pessoas a se tornarem doadoras de sangue (Foto: Reprodução)

Com a aproximação das festividades de Carnaval, período em que a demanda por transfusões sanguíneas costuma aumentar, e diante dos estoques em baixa na Hemominas, a Fundação Cristiano Varella faz um chamado à solidariedade e convida as pessoas a se tornarem doadoras de sangue. 

Somente na instituição, são realizadas, em média, 800 transfusões por mês. Em 2025, mais de mil pacientes foram beneficiados graças à doação voluntária, porque além das transfusões, o sangue doado é separado em hemocomponentes, como hemácias, plaquetas e plasma, e podem ser utilizados em diversos procedimentos, ampliando ainda mais o impacto de cada doação.

Em Muriaé, as doações acontecem todas as quartas-feiras, no Hospital Prontocor, das 7h30 às 12h30. No momento da doação, é importante informar que ela está sendo feita em nome do Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella.

Os interessados podem agendar pelo telefone (32) 3729-1280, escolhendo o melhor horário, mas o agendamento não é obrigatório.

O que é preciso para se tornar um doador?

Estar em boa saúde

Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização do responsável)

Pesar mais de 50 kg

Não ter feito tatuagem nos últimos 6 meses

Ter dormido bem na noite anterior

Estar bem alimentado (se após o almoço, aguardar pelo menos 3 horas)

Pessoas com mais de 61 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade

O que levar no dia

É necessário apresentar documento original com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho).

Menores de idade devem levar autorização assinada pelo responsável, disponível no site da Hemominas, além de cópia do documento de identidade do responsável. A assinatura deve ser igual à do documento.

Para mais informações ligue (32) 3729-7079 ou acesse hemominas.mg.gov.br/

Comentários (0)