Rádio Play Regional

Páginas

Play
NO AR

 BLOCO DE MODA


Wagner Penna

EUROPA SE RENOVA




Nos últimos anos, a Europa testemunha uma verdadeira renovação na moda, impulsionada por novas vozes, sustentabilidade e inovação. Paris e Milão, tradicionais polos da indústria, ampliaram seus calendários com estreias impactantes. A temporada Primavera/Verão 2026 da Paris Fashion Week (em setembro) contará com 76 desfiles e 36 apresentações — um crescimento expressivo em relação à edição anterior — e inclui nove novos nomes que debutam no calendário oficial. Em Milão, o impacto é igualmente relevante: a semana de moda terá 12 novos nomes, além de marcar o aguardado primeiro desfile de Demna à frente da Gucci e a estreia de Dario Vitale na Versace.
Enquanto isso, o amanhecer da moda escandinava — especialmente em Copenhague — sinaliza uma expansão marcante. A edição Primavera / Verão 2026 contou com um recorde de 44 apresentações, um marco que sinaliza sua crescente influência. O cenário dinâmico de Copenhague reforça sua posição como “Quinta Fashion Week” global, ao lado de Londres, Paris, Milão e Nova Iorque.
Em síntese, a moda europeia vive um momento de revitalização criativa - esperando, assim, superar o momento dificil de queda nas vendas em muitas marcas.

VAIVÉM

* Nessa semana, o Febratex Summit 2025 acontece em Blumenau (SC) com destaque para a presença do Centro Tecnológico Português \ CITEVE, que traz à feira uma mostra imersiva da bioeconomia têxtil europeia . O público poderá participar das palestras sobre inovações em ecodesign, reciclagem avançada e passaporte digital para rastreabilidade de peças . A iniciativa reforça a importância de Portugal como referência em sustentabilidade e circularidade na indústria têxtil global .


* Visando conseguir retomar os lucros bilionários, alguns grupos da moda mundial aceleram o troca-troca de CEOs. A saber: na Miu Miu, Silvia Onofri foi nomeada nova CEO da marca do grupo Prada e assumiu a partir fevereiro. Na Fendi, grupo LVMH redesenhou sua liderança nomeando Ramon Ros como novo CEO da marca - que iníciou seus trabalhos alí em julho. É parte da reorganização que envolveu também a Kenzo e a Louis Vuitton . Na semana passada, Jacopo Venturini deixou o cargo de CEO da Valentino - uma saida rumorosa, embora, dizem, tenha sido por razões pessoais.

PONTO FINAL. Depois da overdose de marcas & logomarcas + moda rapida + redes sociais saturando o assunto, a turma descolada estaria entrando em fase de ' detox fashion'. O termo foi criado pelos alemães, defendendo uma moda lançada em ritmo mais tranquilo, com inspiraçoes duradouras e até reflexões intelectuais sobre o tema. Será??

LEGENDA

Desfile da marca Marimekko em Copenhague

Foto: reprodução da web

publicidades
Radio Online

 

Peça sua música

A gente toca o que você quer ouvir!


TOPO